A indicação da gramínea forrageira deve ser realizada por um responsável técnico através da análise dos diversos fatores da propriedade, tais como a condição climática, período de semeadura, região, tipo e fertilidade de solo, tecnologia de implantação, espécie e categoria animal, manejo, e vários outros.
Devido a sua excelente qualidade nutricional, palatabilidade e porte médio, possui uma ampla aptidão para diversas categorias e espécies animais, sendo recomendada para todas as fases da produção de leite e carne, além de equinos, caprinos e ovinos.
É indicada para solos mal drenados e de média a baixa fertilidade, sendo assim uma boa opção para substituir a Humidicola nestas áreas. Comparada a Humidícola, possui a vantagem de apresentar melhor qualidade nutricional e as sementes não apresentarem dormência.
É uma forrageira indicada para solos de média a baixa fertilidade, poucos profundos e também com cascalho. É uma ótima opção para regiões mais secas.
O Paredão se destaca pela excelente produção de forragem e sua qualidade nutricional, sendo recomendada para a produção de leite e carne, nas fases de cria, recria e engorda. É indicado para solos de alta fertilidade, corrigidos e adubados, no sistema intensivo de pastejo rotacionado com intervalos de descanso de 25-28 dias. Pode ser utilizado também para ensilagem.
A Braúna é indicada para solos de média a alta fertilidade. O crescimento mais prostrado de sua touceira (decumbente), seus talos mais finos e boa rebrota, facilitam o manejo desta gramínea, além do bom fechamento do solo.
Indicada para solos de alta fertilidade. Pela boa tolerância ao alumínio do solo, possui bom desenvolvimento do seu sistema radicular conferindo a cultivar uma ótima rebrota e boa adaptação na seca.
É uma Braquiária com excelente potencial de produção de forragem (até 18 t/ha/ano de M.S.). É indicada pras solos de média a alta fertilidade. Possui tolerância a solos mal-drenados ou alagamentos de períodos curtos.
É o primeiro híbrido de capim elefante propagado por sementes. Cultivar com alto potencial de produção de forragem (até 50 t/ha/ano de M.S.). Indicado para solos de alta fertilidade, corrigidos e adubados.
Indicada para solos de média fertilidade para bovinos de cria, recria e engorda e leite. Pode ser utilizada para pastejo direto e fenação.
Indicado para solos de média a baixa fertilidade, arenosos, com acidez e excesso de umidade.
É uma forrageira indicada para solos de média a baixa fertilidade, ácidos, rasos e também com cascalho. Recomendado para bovinos nas fases de cria, recria e engorda, e também para equinos, ovinos e caprinos em regiões de clima mais áridos.
É uma forrageira de boa qualidade nutricional indicada para bovinos, ovinos, equinos e caprinos.
É indicada para solos de média a alta fertilidade. Pode ser usada em cria, recria e engorda de bovinos e produção leiteira, em pastejo direto, silagem e fenação.
Indicada para solo de média a baixa fertilidade, em pastejo direto pelos animais, servindo-se também para confecção de silagem e fenação, para bovino de recria e engorda e produção leiteira.
Indicada para solos de média a baixa fertilidade e em áreas com encharcamento ou má-drenagem (Pantanal).
Panicum de porte médio. É indicado para solos de média fertilidade, para bovinos de cria, recria e engorda e produção leiteira. Pode ser utilizada para equinos, porém acompanhada de suplementação mineral e manejo adequado da pastagem.
Forrageira de clima tropical indicada para solos de média a alta fertilidade. Pode ser utilizada na rotação de culturas (adubo verde e planta de cobertura) e na alimentação animal, por pastejo direto, silagem ou feno.
O Miyagui trata-se de uma planta cespitosa de crescimento ereto, de ciclo perene, porte médio a alto (até 2,50m de altura), com intenso perfilhamento basal, o colmo apresenta cerosidade, as folhas são de coloração verde escura podem atingir 120 cm e 5 cm de largura. Possui ciclo de florescimento médio e produz grande quantidade de sementes. A porcentagem de degrana das sementes após a amadurecimento é bem menor, comparado com Mombaça e sua panículas, apresentam-se mais compactas.
Indicada para solos de alta fertilidade e de climas amenos. Recomendado para bovinos em fase de recria e engorda e produção leiteira.
Recomendada para solos de média fertilidade e textura arenosa. É utilizada em pastejo direto por bovinos de cria, recria e engorda, silagem ou fenação.
A ruziziensis é indicada para bovinos de recria e engorda. Possui boa qualidade nutricional e boa palatabilidade, podendo ser utilizada em pastejo direto ou fenação.
É indicada para solos média a baixa fertilidade. Possui boa tolerância aos solos úmidos e alagados, podendo substituir a humidícola nesses tipos de regiões com a vantagem das sementes não apresentarem dormência e melhor qualidade nutricional.
Forrageira de excelente palatabilidade e qualidade nutricional, indicada para bovinos de cria, recria e engorda e produção leiteira.
Indicada para solos de alta fertilidade, produz grande quantidade de forragem e de boa qualidade nutricional.