O Brasil é um país muito extenso, tanto em dimensão como em biodiversidade. Para atender essa grande variabilidade de climas, solos, vegetações, espécies e categorias animais das propriedades rurais, é preciso um investimento intensivo em pesquisa e desenvolvimento.
O Grupo Matsuda, há mais de 30 anos investe no melhoramento genético das espécies forrageiras, sendo a primeira do setor privado no Brasil como objetivo o desenvolvimento novas tecnologias e cultivares superiores. O melhoramento genético de pastagens é de suma importância para a agricultura e pecuária, principalmente quando se trata da produção de forragens destinadas à alimentação animal. Esse trabalho de melhoramento busca desenvolver variedades de plantas forrageiras com características desejáveis, como maior produtividade, resistência a pragas e doenças, melhor qualidade nutricional, adaptação a diferentes condições climáticas e de solo, entre outras.
O Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Matsuda possui laboratório próprio de genética e biotecnologia, além de um corpo técnico de geneticistas e parceria com os maiores institutos de pesquisa do Brasil.
Através do investimento em pesquisa e melhoramento genético, o Grupo Matsuda possui atualmente mais de 10 cultivares disponibilizados no mercado com a marca MG, de Matsuda Genética. Vários desses materiais com grande expressão na agropecuária brasileira e internacional, tais como as braquiárias (Urochloa) MG4, MG5 Vitória e MG13 Braúna, o Panicum (Megathyrsus) MG12 Paredão, e mais recentemente o MG18 Áries II.
Todos esses lançamentos do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento tiveram como objetivo atender a necessidade de materiais que possibilitem o aumento de produtividade no campo e sejam economicamente e ecologicamente sustentáveis, respeitando o bem-estar humano e o meio-ambiente.