A indicação da gramínea forrageira deve ser realizada por um responsável técnico através da análise dos diversos fatores da propriedade, tais como a condição climática, período de semeadura, região, tipo e fertilidade de solo, tecnologia de implantação, espécie e categoria animal, manejo, e vários outros.
MG13 Braúna
A Braúna é indicada para solos de média a alta fertilidade. O crescimento mais prostrado de sua touceira (decumbente), seus talos mais finos e boa rebrota, facilitam o manejo desta gramínea, além do bom fechamento do solo.
MG-5 Vitória
É uma Braquiária com excelente potencial de produção de forragem (até 18 t/ha/ano de M.S.). É indicada pras solos de média a alta fertilidade. Possui tolerância a solos mal-drenados ou alagamentos de períodos curtos.
Brizantha cv. Marandu
É indicada para solos de média a alta fertilidade. Pode ser usada em cria, recria e engorda de bovinos e produção leiteira, em pastejo direto, silagem e fenação.
MG 4
Indicada para solos de média fertilidade para bovinos de cria, recria e engorda e leite. Pode ser utilizada para pastejo direto e fenação.
Dictyoneura (Llanero)
Indicado para solos de média a baixa fertilidade, arenosos, com acidez e excesso de umidade.
Humidícola (Quicuio)
Indicada para solos de média a baixa fertilidade e em áreas com encharcamento ou má-drenagem (Pantanal).
Ruziziensis
A ruziziensis é indicada para bovinos de recria e engorda. Possui boa qualidade nutricional e boa palatabilidade, podendo ser utilizada em pastejo direto ou fenação.
Decumbens
Indicada para solo de média a baixa fertilidade, em pastejo direto pelos animais, servindo-se também para confecção de silagem e fenação, para bovino de recria e engorda e produção leiteira.
Piatã
Recomendada para solos de média fertilidade e textura arenosa. É utilizada em pastejo direto por bovinos de cria, recria e engorda, silagem ou fenação.
MG19 Oásis
A Cultivar MG19 Oásis possui uma boa produção de forragem, boa qualidade nutricional e maciez da forragem produzida, sendo recomendada para produção de leite e carne, nas fases de cria, recria e engorda. É indicado para solos de média a alta fertilidade, no sistema intensivo de pastejo rotacionado com intervalos de descanso de 25 dias no período chuvoso.