As sementes são submetidas à um tratamento químico, exclusivo da Matsuda, que utiliza ácido sulfúrico. Nesse processo as glumas e as lemas são removidas das sementes (tegumentos). O objetivo do tratamento é auxiliar a absorção de oxigênio e água pelas sementes, além de diminuir a sua dormência.
O tratamento de escarificação química também é eficiente no tratamento fitossanitário. Ele auxilia na eliminação de nematóides, esclerócios de fungos, ovos de insetos e até mesmo de algumas sementes de plantas invasoras. Alguns países importadores exigem este tratamento nas sementes de forrageiras devido ao histórico de febre aftosa no Brasil.
Outra vantagem deste tratamento é a eliminação de sementes de baixo vigor. No processo, são eliminadas sementes que não completaram a maturação fisiológica (“meia grana” ou “meia massa”) que nos lotes comuns são consideradas sementes puras, e também as sementes chochas.
Por exemplo, em média, um lote de Brachiaria brizantha cv. Marandú pode apresentar cerca de 10% de sementes com baixo vigor, podendo ser mais representativas dependendo do lote e da variedade, que são eliminadas nesse processo de escarificação.
Benefícios
- Alta pureza
- Mais vigor
- Maior germinação
- Germinação mais uniforme
- Menor dormência
- Melhor sanidade contra fungos e insetos
- Livre de nematóides Meloidogyne incognita, Heterodera glycine e Pratylenchus brachyurus