Aumentar os resultados da operação pecuária, tanto financeiros quanto produtivos, é sempre o objetivo de todo bom pecuarista e uma das estratégias para se alcançar tal feito é a utilização do sistema de creep-feeding na fazenda. Esse, é um sistema de cocho para utilização de um suplemento mineral proteico energético que restrinja a entrada dos animais adultos, deixando apenas os bezerros terem acesso ao produto. Essa estrutura deve ficar próxima ao cocho das vacas a cerca de 10 a 20 metros de distância, para que os bezerros se sintam seguros em sair de perto de suas mães e se alimentem do suplemento. Mas, quais são as reais vantagens desse tipo de tecnologia?
A primeira delas é o maior peso ao desmame dos bezerros, por conta da aceleração do desenvolvimento ruminal. Ao nascimento, os bezerros não têm todos os estômagos (rúmen, retículo, omaso) funcionais como um ruminante, pois se alimentam exclusivamente do leite materno. No entanto, com o passar do tempo e variação da alimentação, vão desenvolvendo o sistema digestório para que se tornem ruminantes verdadeiros próximo dos 4 meses de idade, aumentando o tamanho do rúmen, retículo e omaso, podendo assim aproveitar ao máximo os nutrientes vindos do capim.
O uso do proteico energético de creep-feeding estimula a fermentação ruminal, produzindo gases que expandem o rúmen e o fazem se desenvolver mais rapidamente em tamanho. Além disso, é produzido o ácido butírico, que promove maior desenvolvimento das papilas ruminais, as quais são responsáveis por aumentar a superfície de absorção de nutrientes no rúmen. Assim, o bezerro passa a ter maior desempenho em sua alimentação e consequentemente maior ganho de peso diário, chegando a desmamar com cerca de 1@ a mais que no sistema convencional.
Um fator importante a se considerar é que, na fase inicial da vida, os bezerros possuem um paladar mais sensível e preferem alimentos menos salgados e mais doces e com o passar do tempo, vão alterando o paladar, passando a ter maior avidez por alimentos mais salgados. Consonante a isso, os produtos da linha Top Bezerro foram desenvolvidos pela Matsuda para que, além de terem a concentração ideal e balanceada de proteína, energia, macro e microminerais, sejam menos salgados, para que os bezerros tenham um consumo mais condizente com sua exigência. A exemplo disso, existem dois principais produtos nessa linha, o Top Bezerro Precoce e o Top Bezerro. O primeiro é um suplemento com maior quantidade de farelos e menor concentração de sal branco, sendo ideal para o fornecimento para os bezerros mais jovens (0 a 4 meses), por ser mais suave ao paladar mais exigente nessa idade. Já o segundo produto, o Top Bezerro, possui o dobro da quantidade de sais minerais com uma concentração um pouco menor de farelos, conseguindo regular o consumo de forma mais condizente com o paladar de bezerros acima de 4 meses até o desmame.
Além das vantagens voltadas para os bezerros, o creep-feeding também promove benefícios às matrizes, principalmente às primíparas e secundíparas, que ainda estão desenvolvendo sua estrutura. Tal vantagem se dá pelo fato de que os bezerros alimentados com o suplemento reduzem o número de mamadas durante o dia, o que favorece a reserva de energia da vaca para sua manutenção. Ademais, com a menor frequência de mamadas, o estresse sofrido por conta das cabeçadas é menor, reduzindo os níveis circulantes de cortisol na fêmea e favorecendo a ação dos hormônios reprodutivos e o retorno ao ciclo estral normal. Dessa forma, haverá mais fêmeas viáveis à reprodução e mais cedo, o que aumentará as chances de ter um maior número de bezerros na próxima safra.
O creep-feeding também pode ser tomado como uma estratégia nutricional para a seca, pois os bezerros deste sistema tendem a chegar mais cedo no peso de desmame, podendo ser feita a desmama com animais de 7 e até 6 meses de idade, favorecendo a recuperação da vaca mais cedo nas águas para que passe pela seca com melhor escore de condição corporal (ECC). Dessa forma, entrará na estação reprodutiva mais bem preparada fisicamente, tendo maiores chances de emprenhar.
Contudo, visto as vantagens que o creep-feeding traz acerca dos bezerros, para as matrizes e para o manejo reprodutivo e sanitário, essa tecnologia tem se mostrado bastante viável quando se compara custo-benefício, sendo uma grande aliada no incremento de produtividade da fazenda.
Gabriel Freitas Urzedo é médico veterinário do Departamento Técnico de Nutrição Animal do Grupo Matsuda, na unidade de Cuiabá-MT e graduado pela UNESP – FMVA (Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” – Faculdade de Medicina Veterinária de Araçatuba).