Publicado em: terça-feira, 15 de agosto de 2023

A seca representa o maior desafio para os pecuaristas que dependem de pastagens para alimentação dos seus animais. A baixa disponibilidade de forragem e a redução de sua qualidade nutricional podem gerar a perda de peso pelos bovinos, piora do escore corporal, queda de desempenho, diminuição da produção leiteira, e consequentemente, gerar prejuízos no sistema produtivo da fazenda.

Devido à seca mais severa nesses últimos anos, os pecuaristas investiram na intensificação da produção de forragem e na busca de alternativas para garantir uma alimentação de qualidade aos animais nessa época mais crítica do ano.

Dentre essas alternativas, a confecção de silagem de capim é a mais comum e utilizada pelos pecuaristas. Ultimamente, a utilização de pastagens de Panicum (Megathyrsus) como fonte de forragem vem se expandindo bastante, principalmente com a melhoria da produtividade desses novos materiais disponíveis no mercado.

Apesar da produção desses Panicum ainda serem menores que os materiais de capim elefante, essas pastagens possuem diversas vantagens quando comparadas as capineiras tradicionais.

A primeira vantagem é o custo de implantação. As pastagens de Panicum por serem implantas por sementes, o custo de cerca de 10kg de sementes por hectare é muito mais barato que o das mudas de capim elefante. Também no transporte, o custo é muito inferior devido ao seu peso e volume menor. E principalmente no plantio, a formação da pastagem por sementes por ser totalmente mecanizada tem um custo muito inferior comparada a de distribuição por mudas, onde o plantio é manual e por isso, muito mais cara devido ao alto valor e escassez de mão-de-obra disponível.

O segundo ponto, é a excelente qualidade nutricional das pastagens. Devido à maior proporção de folhas que talos quando colhido no momento certo, a pastagem oferece uma forragem com alto teor de proteína bruta na matéria seca, boa aceitabilidade e digestibilidade, e alta taxa de conversão alimentar. Além disso, por serem materiais adaptados ao pisoteio e pastoreio direto, no caso da mudança de estratégia pelo pecuarista, é possivel colocar os animais temporariamente ou permanentemente nessas pastagens sem prejudicar o desenvolvimento das plantas.

Na utilização das pastagens de Panicum para ensilagem, a MG12 Paredão se sobressai às demais devido a sua maior capacidade de produção de forragem (até 25% maior que a Mombaça), com excelente qualidade nutricional, ótima palatabilidade e digestibilidade e teor de proteína bruta de até 16%. Pode ser indicado para bovinos de carne e leite, nas fases de cria, recria e engorda.

Escrito por:
Grupo Matsuda

Onde Comprar?

Entre em contato