As pastagens são os alimentos mais indicados para a nutrição animal de bovinos. Quando fornecidos com boa qualidade nutricional, apresentam o melhor custo/benefício entre as fontes de alimentos. Porém, devido as variações de condições climáticas e de maturidade das plantas, a qualidade nutricional pode apresentar uma queda acentuada da qualidade, principalmente nos períodos mais secos do ano. Assim, a produção dos animais fica prejudicada e do mesmo modo, a rentabilidade.
Para evitar a escassez e a baixa qualidade das forragens fornecidas, uma das estratégias mais conhecidas e utilizadas no armazenamento de forragem é a formulação de silagem. No entanto, é importante mencionar que a qualidade da silagem pode variar dependendo da técnica de ensilagem utilizada, da colheita no momento adequado, do manejo e da escolha dos materiais para a ensilagem. Portanto, os produtores devem adotar boas práticas para garantir e manter a qualidade do material ensilado e evitar potenciais perdas. Para auxiliar a manutenção, estabilidade e fermentação ideal da silagem, são aplicados inoculantes específicos sobre os materiais a ensilar.
O Grupo Matsuda, há mais de 20 ano, pesquisa e investe na tecnologia de inoculantes para formulação de silagem. Esses aditivos biológicos contém bactérias benéficas que através da acidificação do material armazenado promovem a aceleração e melhoria da fermentação, conservação da qualidade nutricional, redução de perdas, estabilidade aeróbica, melhoria da segurança alimentar e e longevidade do material ensilado.